sexta-feira, 12 de março de 2010

Um Exemplo de Vida

Elfos são uma raça esbelta e alta, de orelhas pontudas e pele clara. São seres sensatos e inteligentes fortemente ligados à natureza e às artes místicas. A sorte dos Elfos é legendária e surpreendente.

Seu código de comportamento os impele a agir com elegância em qualquer situação, sem nunca demonstrar emoções fortes ou mentir. Como povo são extremamente unidos e não há relatos de guerra civil na História Élfica. Os guerreiros elfos são sempre eficientes e valorosos.

Em geral adotam uma vida pacífica e refinada, mas muitos deles tornam-se feiticeiros respeitáveis ou galanteadores incorrigíveis. Na guerra desenvolveram a mítica de serem imbatíveis, pois seus generais comandam poderes arcanos e elaboram minuciosas estratégias. Embora, como raça, eles sejam fisicamente frágeis.

Dentro de sua comunidade existe uma parcela da população que defende o extermínio de outras raças. São os chamados Signos de Rancor, que não toleram aqueles que não fazem parte de seu povo. Guerreiros poderosos, lutam pela “purificação do mundo”, amparados em antigas lendas de uma Faéria originalmente élfica.


As qualidades élficas são bastante exploradas na obra de J.R.R.Tolkien. Inclusive o autor resgatou formas há muito inutilizadas da palavra Elf, Elfo em inglês, cujo plural era comumente Elfs. Em sua obra, Tolkien usava a variedade Elves, e a palavra acabou voltando aos dicionários. O mesmo aconteceu com Dwarf, Dwarfs, Dwarves, Anão.

As mais antigas descrições de elfos vêm da Mitologia Nórdica. Eram chamados álfar, de singular álfr. Outros seres com nome etimologicamente relacionados a álfar sugerem que a crença em elfos não se restringe aos escandinavos, abrangendo todas as tribos Germânicas. Essas criaturas aparecem em muitos lugares.
Shakespeare as imaginava como seres pequeninos, descrição essa que o autor de O Senhor dos Anéis, Tolkien, odiava. Seus próprios elfos eram sábios, altos, belos e imortais.

Literalmente, os elfos são gênios que, na mitologia escandinava, simboliza o ar, a terra, o fogo e etc.

Um comentário:

  1. muito interessante, não sabia de todas essas aparições dos elfos nas deiferentes mitologias.
    Parabéns!!!

    PS.na obra de Tolkien, durante a terceira era, de fato os elfos viviam de forma pacífica, mas durante a primeira era, várias guerras entre os elfos ocorreram, como, por exemplo, o Fratricídio de Aqualönde, em que os noldor (grupo de elfos) matou seur irmãos, os teleri (o povo do mar), depois de não conseguirem persuadi-los a emprestarem seus barcos (as mais belas embarcações já construídas, em formas de cisnes) para a "fuga" de Valinor, na revolta decorrente do roubo das Silmarils por Melkos, o Morgoth: o sinistro inimigo do mundo.
    Abraços
    Otsugua Sod Sotnas Nagrom (em élfico: Alcarinqüo)

    ResponderExcluir